Cristiane Zuan Esteves

Atriz, diretora e dramaturga dedica-se à área de teatro e movimento e às áreas fronteiriças do teatro, dança e artes plásticas há 18 anos. Formada pela École Jacques Lecoq de Paris (2002) e em Jornalismo pela ECA-USP. Em 2004, criou OPOVOEMPÉ com o objetivo de realizar o projeto de intervenções urbanas Guerrilha Magnética. Com OPOVOEMPÉ, concebeu, dirigiu e fez dramaturgia de 9:50 Qualquer Sofá e do Projeto Aqui Dentro Aqui Fora, indicado entre os destaques da década pela Revista Cult. Concebeu e dirigiu as intervenções Pausa para Respirar e Out of Key(s) (projeto concebido especialmente para o Urban Festival em Zagreb, Croácia e recriado para a Mostra SESC de Artes em São Paulo e para o Festival Plus Brasil em Munique, Alemanha). Atualmente prepara os experimentos cênicos do Projeto A Máquina do Tempo (ou Longo Agora), contemplado pela Lei de Fomento o Teatro da Cidade de São Paulo.

NO BRASIL – Trabalhou como atriz com os diretores Paulo de Moraes (Armazém), Zé Celso, Renato Borghi, entre outros. Entre seus trabalhos de direção e dramaturgia estão os espetáculos Sete Palmos com Eduardo Estrela, O Círculo de Salomão com o Grupo Lampejo, ganhador do Prêmio Miriam Muniz da Funarte. Foi atriz de vários curtas-metragens, entre eles Felicidade, premiado em festivais no Brasil e no exterior. Foi apresentadora do curso de História Geral do Telecurso 2000 e trabalhou em televisão ao lado de Marília Pera, sob direção de Walter Avancini.

NO EXTERIOR – De 98 a 2003, viveu e trabalhou na Europa, México e Nova Iorque. Criou e dirigiu Mon Grand-Père Avait Un Telescópe. Estudou com Yves Lebreton, Yoshi Oida, Ariane Mnouchkine, Nancy Topf e a SITI Company. Foi residente do La MaMa ETC em Nova Iorque e colaborou com o diretor italiano Andrea Paciotto nas diferentes versões do espetáculo Spring Awakening (México e EUA). Foi atriz de espetáculos das coreógrafas Clarinda MacLow, Christine Sang e do diretor Eric Wallach. Foi atriz convidada de Quijotes, parte da programação especial do Festival Cervantino, sob direção do mexicano Alvaro Hegewisch. Realizou turnê pelos EUA e Canadá com o espetáculo Saltwater da International Theatre Collective (2005). Foi bolsista da Mobile Academy em Varsóvia, Polônia (2006) no Curso “City as Stage”, ministrado por Stefan Kaegi, um dos diretores do Rimini Protokoll. Foi colaboradora artística e assistente de direção em Chácara Paraíso, projeto realizado pelos diretores Stefan Kaegi (Alemanha) e Lola Arias (Argentina), apresentado no HAU em Berlin, no Alkantara Festival em Lisboa (2007-08) e na Copa De Cultura no Brasil. Foi assistente de direção de SOKO São Paulo no Festival Spielart, Munique, Alemanha, também dirigido por Kaegi e Arias (2008).

PEDAGOGIA- Entre suas atividades pedagógicas ministrou oficinas de Intervenção Urbana em São Paulo e em Munique (Alemanha) e cursos de Viewpoints em várias cidades do Brasil. Ministrou oficina de Construção de Personagem em Dylon, EUA, em colaboração com a Universidade de Montana Western. Foi selecionada em concurso público como Artista Formadora da SP Escola de Teatro, onde durante um ano e meio trabalhou na implementação do curso de Atuação.