OPOVOEMPÉ

Ana Luiza Leão

Integra desde  sua origem 2005  grupo OPOVOEMPÉ .

Participou de Oficina com ARIANE MNOUCHKINE diretora do Théâtre Du Soleil.

CORALIDADES – com Jeremy James ex integrante do Theatre Du Soleil ; SUZUKI – VIEWPOINTS com Donnie Mather ( SITI Company) FLP e SP. Dramaturgia com José Sanchis Sinisterra. Do Nô ao Butoh com Angela Nagai; workshop com Jean Jaques Lemétre, músico do Theatre du Soleil.  Integrou de 97 à 2001 Nau de Ícaros. Formação Acadêmica em Artes Cênicas pelo Teatro escola Célia Helena de 1991 a 1993 e  Psicóloga pela  Universidade São Marcos 1999. Com OPOVOEMPÉ participou de 2 festivais internacionais:  Urban Festival em Zagreb (08)- Croácia e  Preview PLUS Brasil em Munich – Alemanha (09).

Contemplado pela Lei do  FOMENTO AO Teatro da Cidade de SÃO PAULO – PROJETO AQUIDENTRO AQUIFORA. Atualmente Contemplado pelo FOMENTO ao Teatro – ‘A MÁQUINA DO TEMPO’ (ou longo agora). No primeiro semestre de 2010 participou da Viagem Teatral SESI com o 9:50 QUALQUER SOFÁ. Agora participa do Circuito SESC de ARTES com Intervenção ‘ Pausa para Respirar’ .

Alguns trabalhos na área:

AQUIDENTROAQUIFORA  com OPOVOEMPÉ ( projeto contemplado pela Lei do Fomento ao Teatro) temporada em São Paulo e FIT – Festival Internacional São José do Rio Preto.

9:50 QUALQUER SOFÁ  (OPOVOEMPÉ) – grupo que integra desde sua origem;

MIRANDA E A CIDADE, com Circo Mínimo direção Rodrigo Matheus, texto Aimar Labaki  em cartaz no SESI e abertura do Festival de Teatro de Recife.

ButãO- solo de própria concepção, direção e interpretação contemplada com o prêmio Concurso Novos Novíssimos Coreógrafos Interpretes promovido pelo CCSP. Apresentou na Virada Cultural; Galeria Olido; SESC Pinheiros, Itaquera e São José dos Campos e Santos; CPFL Campinas.

VÍDEO CLIP BLUES – direção e autoria Leo Lama;

O PORTINARI – Pocket Ópera Sesc Ipiranga – direção Luis Carlos Vasconcelos;

BABEL– direção Rodrigo Matheus( Circo Mínimo);

ANIMAAÇÃO – direção de Marco Vettore ( Nau de Ícaros);

O HERÓI DEVOLVIDO  de Marcelo Mirisola Dir. Mario Bortolotto

TRÂNSITO POR DORA  CurtaMetragem, em 16mm com direção de Paula Faro.

 

Cristiane Zuan Esteves

Atriz, diretora e dramaturga dedica-se à área de teatro e movimento e às áreas fronteiriças do teatro, dança e artes plásticas há 18 anos. Formada pela École Jacques Lecoq de Paris (2002) e em Jornalismo pela ECA-USP. Em 2004, criou OPOVOEMPÉ com o objetivo de realizar o projeto de intervenções urbanas Guerrilha Magnética. Com OPOVOEMPÉ, concebeu, dirigiu e fez dramaturgia de 9:50 Qualquer Sofá e do Projeto Aqui Dentro Aqui Fora, indicado entre os destaques da década pela Revista Cult. Concebeu e dirigiu as intervenções Pausa para Respirar e Out of Key(s) (projeto concebido especialmente para o Urban Festival em Zagreb, Croácia e recriado para a Mostra SESC de Artes em São Paulo e para o Festival Plus Brasil em Munique, Alemanha). Atualmente prepara os experimentos cênicos do Projeto A Máquina do Tempo (ou Longo Agora), contemplado pela Lei de Fomento o Teatro da Cidade de São Paulo.

NO BRASIL – Trabalhou como atriz com os diretores Paulo de Moraes (Armazém), Zé Celso, Renato Borghi, entre outros. Entre seus trabalhos de direção e dramaturgia estão os espetáculos Sete Palmos com Eduardo Estrela, O Círculo de Salomão com o Grupo Lampejo, ganhador do Prêmio Miriam Muniz da Funarte. Foi atriz de vários curtas-metragens, entre eles Felicidade, premiado em festivais no Brasil e no exterior. Foi apresentadora do curso de História Geral do Telecurso 2000 e trabalhou em televisão ao lado de Marília Pera, sob direção de Walter Avancini.

NO EXTERIOR – De 98 a 2003, viveu e trabalhou na Europa, México e Nova Iorque. Criou e dirigiu Mon Grand-Père Avait Un Telescópe. Estudou com Yves Lebreton, Yoshi Oida, Ariane Mnouchkine, Nancy Topf e a SITI Company. Foi residente do La MaMa ETC em Nova Iorque e colaborou com o diretor italiano Andrea Paciotto nas diferentes versões do espetáculo Spring Awakening (México e EUA). Foi atriz de espetáculos das coreógrafas Clarinda MacLow, Christine Sang e do diretor Eric Wallach. Foi atriz convidada de Quijotes, parte da programação especial do Festival Cervantino, sob direção do mexicano Alvaro Hegewisch. Realizou turnê pelos EUA e Canadá com o espetáculo Saltwater da International Theatre Collective (2005). Foi bolsista da Mobile Academy em Varsóvia, Polônia (2006) no Curso “City as Stage”, ministrado por Stefan Kaegi, um dos diretores do Rimini Protokoll. Foi colaboradora artística e assistente de direção em Chácara Paraíso, projeto realizado pelos diretores Stefan Kaegi (Alemanha) e Lola Arias (Argentina), apresentado no HAU em Berlin, no Alkantara Festival em Lisboa (2007-08) e na Copa De Cultura no Brasil. Foi assistente de direção de SOKO São Paulo no Festival Spielart, Munique, Alemanha, também dirigido por Kaegi e Arias (2008).

PEDAGOGIA- Entre suas atividades pedagógicas ministrou oficinas de Intervenção Urbana em São Paulo e em Munique (Alemanha) e cursos de Viewpoints em várias cidades do Brasil. Ministrou oficina de Construção de Personagem em Dylon, EUA, em colaboração com a Universidade de Montana Western. Foi selecionada em concurso público como Artista Formadora da SP Escola de Teatro, onde durante um ano e meio trabalhou na implementação do curso de Atuação.

 

Manuela Afonso

Atriz graduada na Faculdade de Comunicação das Artes do Corpo na PUC-SP.

Há sete anos dedica-se à pesquisa de linguagem teatral e intervenções urbanas como integrante do grupo OPOVOEMPÉ, dirigido por Cristiane Zuan Esteves, sediado na cidade de São Paulo. Atua com seu grupo nos projetos “A Máquina do Tempo (ou Longo Agora)” – 2011 e “AQUI DENTRO AQUI FORA” – 2009, ambos projetos contemplados pelo Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, “9:50 Qualquer Sofá” – 2007, projeto contemplado pelo PAC da Secretaria Estadual de Cultura da Cidade de São Paulo e “Guerrilha Magnética” – 2005-09. Esteve no evento Preview + BR 2009 em Munique – Alemanha e no Urban Festival 2008 em Zagreb – Croácia onde junto com OPOVOEMPÉ desenvolveu o projeto Out of Key(s). Recentemente, OPOVOEMPÉ mergulhou numa pesquisa prática de trocas com o grupo LUME, financiada pelo Rumos Teatro 2011 do Itaú Cultural.

Em suas pesquisas individuais participou de encontros de teatro no Brasil, na Itália e na Polônia. Na Itália, participou do CENA 11 – Encontro Internacional Pedagógico de Teatro no Centro Di Produzione Teatrale Via Rosse com sede em Padova-IT, sob coordenação de Norberto Presta e Sabine Uitz. Para este encontro foi selecionada pelo MINC no Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural.

Em 2010 foi atriz colaboradora do projeto germano-brasileiro do grupo alemão andcompany&co, atuando no espetáculo FatzerBraz apresentado em cidades do Brasil e da Alemanha.

Em 2008 concebeu seu primeiro espetáculo solo intitulado “Um Conto de Um Ponto de Tempo” sob coordenação do núcleo KeyZetta e Cia. Junto ao “Coletivo de Solos” foi a proponente de projeto contemplado com o PROAC da Secretaria Estadual de Cultura da Cidade de São Paulo em 2009 – Circulação de Espetáculos de Dança. Apresentou este solo também no Teatro Cacilda Becker RJ (dez/10), no SESC Pompéia (ago/09) e no festival D(r)amas da Meia Noite, edição 2008.

Foi assistente de produção de Paula Lopez na temporada Brasileira (SP e BSB) do espetáculo “The Overcoat”do grupo britânico GECKO no primeiro trimestre de 2010. Junto com Ana Luiza Leão foi responsável pela produção de seu grupo OPOVOEMPÉ na Mostra SESC de Artes de 2008.

Em 2007 foi a segunda assistente de direção do espetáculo “Chácara Paraíso – Mostra de Arte Polícia” de Stefan Kaegi (Suíça) e Lola Arias (Argentina) apresentado em São Paulo em 2007 e em Lisboa, Portugal e Berlim, Alemanha em 2008.

Durante dois anos pesquisou a linguagem do palhaço / clown. Foi aluna de Márcio Ballas, Sílvia Leblon, Alberto Gaus, Ézio Magalhães e Léo Bassi. Fez parte do projeto “Sarau do Charles – Um espaço para experimentação”, realizado pelo Galpão Raso da Catarina.

Em vídeo tem breve experiência em publicidade e curta-metragem (“Tronco”, de Bruno Carmelo e “Meias”, de René Guerra).